sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MEMORIAL DE GRAVATÁ

O Memorial Gravatá abriga um grande acervo histórico que conta em detalhes a história e cultura de uma cidade que é rica em arte e grandes fatos que fazem a diferença em Gravatá



Construída em 1911 pelo então prefeito Joaquim Didier, a antiga cadeia pública de Gravatá, hoje Memorial Gravatá, abriga um grande acervo histórico que conta em detalhes à história e cultura de uma cidade que é rica em arte e grandes fatos que fazem a diferença em Gravatá.

A imponência do prédio que é uma obra arquitetônica de estilo português impressiona pela beleza e bom estado de conservação do memorial que guarda em seu interior grandes momentos e marcos da história de Gravatá. Livros, fotografias, jornais antigos, peças em porcelana e metal, móveis e objetos entre outras coisas que encantam os visitantes que passam no local.

Visitar o Memorial de Gravatá é o mesmo que viajar no tempo, fatos interessantes como algumas visitas ilustres que Gravatá recebeu, a exemplo de Juscelino Kubstechek que na campanha para presidente na década de 60 discursou numa das janelas da antiga Rádio Educadora Gravataense.

O Padre Cícero hospedou-se no Hotel Jucá (Academia de Letras e Artes) na noite do dia 6 de fevereiro de 1898. Getúlio Vargas esteve na cidade durante a campanha de 1950 entre outros candidatos como o Brigadeiro Eduardo Gomes, Plínio Salgado e Agamenon Magalhães. Até um filme intitulado “Parahyba Mulher Macho”, foi filmado na cidade e contou com a presença dos atores Oswaldo Loureiro e Cláudio Marzo em 1982.

No memorial existe um espaço reservado ao ex-prefeito Joaquim Didier, fundador do prédio. Com fotos de obras realizadas pelo prefeito a exemplo do Paço Municipal (Prefeitura), Cadeia Pública (Memorial de Gravatá) entre outras obras.

Peças raras e de grande valor cultural podem ser encontradas por lá como o primeiro birô usado na prefeitura e a cadeira usada pelo primeiro prefeito da cidade, José Gomes Cabral de Andrade. Esses e outros fatos podem ser encontrados no Memorial Gravatá, sem dúvida uma história preservada

Nenhum comentário:

Postar um comentário